segunda-feira, 14 de novembro de 2011

                          

SALA DE ESTAR




Em um ambiente com uma concepção de estar devemos atentar para uma iluminação baixa, ou seja, pontos de destaque, uma iluminação geral sem grandes efeitos, e abajures, pendentes, e completando formas de iluminação indireta.
Para a realização desses efeitos, é importante trabalhar com lâmpadas halógenas (dicróica, PAR, AR, etc...), e para iluminação indireta, lâmpadas frias (fluorescentes, LEDs).


O uso de pendentes é fundamental para dar destaque e ser realmente um objeto de decoração, sempre conversando com o pendente da sala de jantar, se estiver no mesmo ambiente.
Os balizadores são importantes para marcar o caminho sem causar ofuscamento.


Para dar destaque em peças especiais como obras de arte, esculturas, e objetos de decoração, é necessário o uso da lâmpada halógena AR, que pode ser 48, 70, 111, e o feixe de abertura de 24° ou 8° dependendo do objeto a ser destacado.

Para destaque de peças menores em valor, dicróica, mini dicróica, que abrem um pouco mais a luz do que as ARs e não possuem longo alcance.

As fitas LED e fluorescentes em sancas abertas, sancas invertidas, nichos, fendas, e atrás do mobiliário como painéis, prateleiras.


Para uma iluminação conceitual devemos pontuar o que realmente merece valor e destacá-los da melhor forma. Outro conceito importante é traduzir o ponto alto das luminárias enquanto o objeto de decoração.

Importante salientar que a iluminação natural é um ponto importantíssimo para que possamos concatenar o projeto ideal.



O fato importantíssimo é lembrar que as lâmpadas halógenas se definem por criar luz através do aquecimento. Por mais que tenhamos um espaço onde haverá ar-condicionado, a incidência dessa luz sobre as pessoas podem causar desconforto pós um determinado tempo, portanto jamais utilize esse tipo de lâmpada sobre sofás, poltronas, ou áreas de descanso onde as pessoas permaneçam por um determinado tempo.


Um bom projeto de iluminação se define pelo bem-estar das pessoas, fazendo com que elas se sintam parte daquele espaço. Nesse caso, devemos usá-lo de forma harmoniosa com o restante da decoração.


Quando todos esses cuidados são tomados conseguimos então a iluminação ideal para um espaço de estar.

Um bom projeto de iluminação exalta e levanta a decoração do espaço; uma decoração, por mais perfeita que estiver jamais consegue ter seu valor sem um bom projeto de iluminação.