segunda-feira, 28 de novembro de 2011




SALA DE JANTAR





A refeição hoje é  um dos poucos rituais que ainda consegue reunir as pessoas. Isso faz da sala de jantar um ambiente diferenciado dos demais. Uma boa iluminação é fundamental para essa ocasião ser especial.



O ideal é sempre colocar uma luminária pendente, onde a distância ideal entre a base e o tampo da mesa fica entre 60 a 80 cm. Isto porque se a peça estiver muito baixa, a luz fica excessiva e acima desta distância, ofusca as pessoas que ali estão.
 Para a criação de cenas, é permitido existir complementos, como iluminação indireta por sancas, fendas, assim como os spots de lâmpadas mini dicróicas, que dão apoio e valorizam o tampo, onde o importante é a refeição e o estar dos ocupantes.

 


Importante lembrar que um pendente na sala de jantar sempre será a vedete da decoração do espaço. Sendo assim, é muito importante a sua escolha, seja ela para harmonizar a composição, irromper com a decoração, ou chamar a atenção somente para ela. Sempre será uma forma de expressão e de personalidade dos ocupantes, e trará assim uma característica da decoração geral.
 
 


Em uma sala de jantar, se existe algo que faz toda a diferença é o plafon. Além de ter a função de iluminar o espaço, ele dá um toque especial na decoração. Mas lembre-se que na hora de escolher o seu plafon, para surtir efeito ele deve ser alongado para dar o mesmo efeito de um pendente.




O cristal é e sempre será nobre! Com leituras, clássicas, contemporâneas, minimalistas, sempre terá uma expressão enquanto jóia. No caso acima, ele representado de forma leve, apesar de várias peças para suavizar a extensão da mesa, cumpre o papel de forma limpa e elegante.




Quando temos o caso de ter um ambiente onde há muita informação, um pendente expressivo acaba se tornando mais uma referência. Para uma harmonização melhor, é importante nesse caso ter peças mais básicas, para que ela não roube a cena geral. Nesse caso a peça se torna apenas enquanto função. A forma suavizada acaba desaparecendo no restante do contexto, e a luz é que aparece na situação.




Quando temos o caso de uma mesa longa, com vários lugares, é interessante que esse alongamento seja valoriza. Para tanto, é interessante se trabalhar com vários pendentes ao longo da mesa, para além de iluminar, harmonizar essa distância junto ao ambiente.